Meu Paraná News - Seu portal de notícias!

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Operação retira resíduos do Jaboti e reforça combate à dengue

Saúde

Operação retira resíduos do Jaboti e reforça combate à dengue

TODOS JUNTOS CONTRA A DENGUE

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Corpo de Bombeiros se juntou à Operação Guerra Contra a Dengue, da Prefeitura de Apucarana. Com o apoio de uma embarcação, diversos materiais foram retirados da orla do Lago Jaboti na manhã desta quinta-feira (06/03). Ao mesmo tempo, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Secretaria de Meio Ambiente e Agentes Comunitários de Saúde fizeram a limpeza do entorno do parque. “Todo esse exército veio para participar desta operação de guerra para fazer o enfrentamento. A dengue do tipo 3 está circulando pela cidade, que é a mais agressiva e perigosa”, alerta o prefeito Rodolfo Mota.

O prefeito afirma que houve um aumento no número de casos e conclamou a população a participar do combate do Aedes aegypti, eliminando potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença. “Já era algo esperado e, por isso, iniciamos a Operação Guerra Contra a Dengue cedo. Não podemos descansar e, junto com as nossas equipes e a população, vamos fazer o bloqueio e o enfrentamento”, reitera Rodolfo Mota, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Marcos da Vila Reis.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, afirma que esta é mais uma entre as diversas ações que integram a Operação Guerra Contra a Dengue. “Junto com o 30º BIMec, nossos agentes estão fazendo as visitas domiciliares, levando orientações e solicitando que a população retire os móveis inservíveis que, na sequência, são recolhidos por equipes da Secretaria de Serviços Públicos”, exemplifica de Paula, citando ainda os testes rápidos de dengue que foram disponibilizados.

Leia Também:

O secretário de Meio Ambiente, Diego Silva, reitera que periodicamente a equipe faz a limpeza da orla do lago. “O Parque Jaboti é um local que recebe muitos visitantes e também têm os resíduos que chegam pelas galerias pluviais. A limpeza é um trabalho contínuo, que foi intensificado nesta ação”, pontua Diego.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A ação no Parque Jaboti também contou com a participação de estudantes da rede municipal, que tiveram a oportunidade de colocar em prática as orientações de educação ambiental que recebem em sala de aula. Os estudantes ajudaram a retirar do meio ambiente materiais como copinhos de plástico, garrafas pet e colheres de sorvete, entre outros.

Os estudantes também puderam conversar com pescadores para conscientizar sobre a necessidade de recolher o lixo. Entre os cuidados, está o de não deixar linhas e anzóis, que podem representar riscos também para as capivaras.

Davi Lucca Claudino de Souza, 10 anos, aluno da Escola Municipal Humberto Alencar Castelo Branco, conta que em casa a ordem é evitar água parada. “Na escola, a professora ensina a não deixar a água parada, a não deixar recipiente no chão, a não jogar lixo. Então, em casa, a gente não deixa água parada para não vir dengue. Temos que cuidar do meio ambiente”, afirma o estudante.

FONTE/CRÉDITOS: TnOnline
Comentários:
Meu Paraná News

Publicado por:

Meu Paraná News

Meu Paraná News, o seu portal de noticiais oficial!

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!