Meu Paraná News - Seu portal de notícias!

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Saúde capacita pessoas para prevenção de doenças respiratórias em Apucarana

Saúde

Saúde capacita pessoas para prevenção de doenças respiratórias em Apucarana

Capacitação de pessoas para prevenção de doenças

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realizou nesta quinta-feira (13/02), no Cine Teatro Fênix, uma capacitação relacionada com doenças respiratórias. O objetivo é ampliar e reforçar conhecimentos e estratégias de prevenção junto à rede de atendimento. As principais preocupações são quanto a mudanças climáticas e ao início do período de aulas.

A capacitação foi ministrada pelo médico pediatra Luiz Carlos Busnardo e reuniu profissionais das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além de profissionais da rede de saúde, como Samu, UPA, Centro Infantil, Casa da Gestante, Centro de Especialidades Médicas e Programa Saúde da Família (PSF).

Durante o treinamento, Busnardo disse que no ano passado essa capacitação foi realizada em maio, quando foi registrado um número alto de doenças respiratórias. “Naquela oportunidade, eu disse que a capacitação tinha que ser feita antes, em meados de fevereiro, o que acabou acontecendo”, pontua o pediatra, acrescentando que nos últimos dias já foi registrado um aumento de casos de doenças respiratórias no Centro Infantil.

Leia Também:

Grasiela Vanessa Rossetti Calsavara, psicóloga organizacional do trabalho da AMS, afirma que o treinamento integra o programa de educação continuada da Autarquia. “A gente antecipou para fevereiro, também coincidindo com o início das aulas. O objetivo é capacitar a rede, organizar o fluxo e levar informações para o entendimento dos sintomas”, assinala, informando que uma nova capacitação, com a mesma temática, está programada para o dia 20 de fevereiro.

Nas escolas e CMEIs, professores e atendentes são orientados a permanecerem atentos aos sintomas, como coriza, tosse e febre. “O objetivo é identificar a criança sintomática e já ter o cuidado com as outras ao redor para evitar a transmissão. Também fazer a comunicação aos pais e encaminhar a criança à Unidade Básica de Saúde, que é a porta de entrada da rede de atendimento”, pontua Grasiela

Luciano Simplício Sobrinho, coordenador de epidemiologia da AMS, observa que a doença respiratória é um agravo sazonal. “Basta ter uma pequena diminuição na temperatura que os casos já começam a aparecer. A nossa preocupação é orientar as equipes quanto ao diagnóstico precoce, para evitar levar a um quadro mais grave com pneumonia e risco de morte”.

FONTE/CRÉDITOS: Apucarana News
Comentários:
Meu Paraná News

Publicado por:

Meu Paraná News

Meu Paraná News, o seu portal de noticiais oficial!

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!